O aumento do consumo de remédios psicotrópicos na pandemia

A porcentagem do uso de antidepressivos e ansiolíticos aumentou consideravelmente nos anos de 2020 e 2021

Por Guilherme Freire

No período da pandemia as relações interpessoais sofreram alterações notáveis, o distanciamento veio para evitar um mal maior, mas essa medida não poderia trazer apenas bons resultados. Embora o distanciamento tenha evitado o contágio da Covid-19, o mundo e a doença que o assola não pararam, para muitos profissionais e alunos, suas obrigações até se multiplicaram, mesmo num período tão delicado.

De acordo com o Conselho Federal de Farmácia (CFF) aproximadamente 100 milhões de caixas de medicamentos controlados foram vendidos em todo o ano de 2020. Já no ano de 2021, houve um aumento de 113% no consumo de medicamentos ansiolíticos e antidepressivos, esses medicamentos são usados para o tratamento de depressão, insônia e ansiedade. 

Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é drugs-1728381.jpg
FOTO: Pexels/Pixabay

Algo que já podia ser observado antes do período da pandemia era o uso indiscriminado de remédios para ansiedade, antidepressivos e afins, com o aumento do consumo destes, é possível que nem todos os usuários estejam consumindo da maneira certa. A dra. Lighya Meireles afirma que o uso de psicotrópicos sem orientação médica pode trazer sérios danos à saúde do indivíduo, quem possui maior vulnerabilidade a ter transtornos psicóticos ou quadros demenciais pode ter esses problemas desencadeados. Além disso, alguns psicotrópicos podem provocar taquicardia, insônia e agitação psicomotora. Em casos de quadros mais graves, esses medicamentos podem provocar crises convulsivas.

De acordo com a psicóloga Cássia Freire, os seguintes pontos podem ter desencadeado o aumento do consumo de psicotrópicos: o distanciamento social, que fez com que as pessoas se sentissem sozinhas; o uso excessivo de redes sociais; o medo da própria doença e de como seriam as condições de trabalho, principalmente durante o começo da pandemia, quando ainda se tinha pouca informação e perspectiva de avanço das medidas contra a Covid-19. Um outro fator que pode ter sido muito relevante para o uso de psicotrópicos foi o luto, que esteve ainda mais presente em 2020.

Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é colunas_distanciamentosocialreinounido_170320_getty-1024x683-1.jpg
FONTE: GettyImages

Vale lembrar que o uso de medicamentos psicotrópicos deve ser prescrito por um profissional da psiquiatria, e deve estar associado ao tratamento psicológico, que é feito pelos psicólogos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.