Por Walter Júnior e Glayson Costa
Lecy Ramos, uma professora da Unidade Escolar Dom Joaquim Rufino do Rêgo, da cidade de Ipiranga do Piauí, distante 264 km de Teresina, incentivou seus alunos a produzirem um cordel para relatar as dificuldades no ensino enfrentadas durante a pandemia da Covid-19.
O projeto “Nosso Cordel” contou com a participação de alunos de três turmas do primeiro ano do médio, que participaram da elaboração do cordel de forma remota. O primeiro verso foi elaborado pela professora e enviado por WhatsApp para que os alunos pudessem dar continuidade e, assim, garantir que todos participassem.
“Eu enviei o verso para um, ficava ligando para o outro e dessa forma deu para resgatar quase todos os alunos das turmas que estavam se ausentando das aulas”, relatou a professora.
Ainda de acordo com Lecy, o projeto foi uma forma de despertar o interesse dos alunos que estavam desmotivados por causa do ensino de remoto. “O ensino era online e a grande maioria deles não possuía acesso à internet, e isso muda totalmente o jeito de aprender”, continuou.
Inicialmente, a ideia principal do cordel era contar as dificuldades de aprendizagem durante a pandemia da Covid-19. Mas o projeto também se tornou uma forma de homenagear as vítimas da doença e os profissionais de saúde que lutam na linha de frente da pandemia.

Dificuldades enfrentadas durante a produção
Cristiano de Oliveira, um dos alunos que participou da elaboração do cordel, relatou que a péssima qualidade do sinal da internet na sua cidade foi uma das principais dificuldades enfrentadas durante o ensino remoto.
“Como eu moro no interior, cerca de 16 km da escola, foram muito difíceis os primeiros meses, pois até então eu não tinha acesso à internet em casa, e para buscar as atividades na escola era complicado por causa da distância”, contou.
Para a pedagoga Mônica Galvão, o uso de atividades práticas, como o cordel, é uma forma de despertar a imaginação dos alunos ao mesmo tempo que evita a evasão escolar.
Veja o talento de Cristiano Oliveira no vídeo!