Piauiense desenvolve projeto inovador para monitorar qualidade da água e recebe prêmio internacional

Projeto promete transformar o acesso à água segura

Por Letícia Benício

Manoel José Nunes Neto, um estudante teresinense do 3° ano do ensino médio, de 17 anos, foi responsável por criar um projeto para monitorar a qualidade da água em comunidades carentes. Intitulado “Rover Aquático Autônomo para Monitoramento de Qualidade da Água”, o dispositivo de baixo custo utiliza parâmetros como pH e turbidez para determinar a potabilidade da água.

Foto: Arquivo pessoal Manoel Nunes

O projeto surgiu da observação de Manoel sobre a necessidade de suporte em relação ao consumo de água em comunidades com poucos recursos financeiros. O estudante projetou um equipamento acessível e reciclável que substitui a necessidade de técnicos para verificar a qualidade da água.

“Desde criança, sempre fui apaixonado por robótica. A ideia de criar o Rover Aquático Autônomo surgiu no ano passado, ao me deparar com reportagens que destacavam os desafios enfrentados pelas comunidades ribeirinhas devido à presença de metais pesados, como o mercúrio, na água. Percebi a falta de um equipamento acessível que pudesse alertar sobre possíveis contaminações, o que motivou a criação deste projeto”, explicou Manoel.

O funcionamento do projeto é autônomo, utilizando parâmetros como o pH e a turbidez para informar, via celular, se a água está adequada para o consumo. Além disso, o dispositivo conta com uma placa fotovoltaica para garantir seu funcionamento e um sistema de geolocalização por satélite para identificar focos de contaminação e gerar gráficos precisos, contribuindo para uma análise mais completa da qualidade da água.

Manoel ressaltou a importância do projeto para comunidades carentes. “Ele apresenta um passo significativo pra aproximar essas comunidades de equipamentos que podem a ajudar a prevenir doenças e mortes que, infelizmente ainda ocorrem. Hoje em dia a gente tem equipamentos muito caros que não são acessíveis a essa população.  Devido à falta de conhecimentos técnicos e condições financeiras. Diante disso esse projeto ele pode ser a solução. Tanto o técnico quanto pessoas leigas nesse assunto relacionado a análise de água conseguem entender se a água está contaminada ou não”, concluiu o estudante.

O estudante apresentou seu projeto em diversas exposições de iniciação científica, incluindo a Mostra Nacional de Robótica na Bahia e a Feira Mineira de Iniciação Científica, onde conquistou prêmios. Após vencer na FEMIC, foi convidado para a Feira Internacional de Ciências em Porto Rico. Lá, seu projeto recebeu o primeiro lugar na categoria de engenharia e o segundo lugar geral na competição.

Foto: Arquivo pessoal Manoel Nunes

O funcionário público Ocimar Bonfim, pai do estudante, relatou que vê com alegria e entusiasmo o envolvimento do seu filho com projetos científicos desde uma idade jovem e ainda afirmou apoiar o jovem a seguir os próximos passos.

“Demorou um tempinho pra cair na real de que é um projeto fantástico. Porque na realidade nós brasileiros vivemos a expectativa do ENEM e tudo isso tira um pouco o foco, com o passar do tempo, foi caindo na real da enorme importância do projeto. Nós sempre apoiamos, mas sempre com o pensamento no ENEM. Minha esposa e eu já combinamos que faremos o possível pra que não seja barrado, daremos apoio quase incondicional, pelo bem que ele trará à sociedade e também por ele, meu filho. Um espelho para que outros jovens sigam o mesmo caminho”, concluiu.

Em uma próxima etapa de desenvolvimento, o Rover Aquático terá um motor que permitirá expedições pelo rio, fornecendo informações ainda mais abrangentes sobre a segurança da água. O sucesso de Manoel José Nunes Neto é um exemplo inspirador de como a dedicação e a inovação podem gerar um impacto positivo na sociedade. O jovem criou um perfil no Instagram dedicado à Sustentabilidade, onde compartilha mais sobre seu projeto, @sustentabilidade_chave. Qualquer pessoa que tiver interesse em ajudar pode entrar em contato através do perfil.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.