Mobilização Urbana: descaso no transporte coletivo de Teresina

A mobilidade urbana é um conceito bastante discutido nas políticas públicas que envolvem o planejamento das cidades. Isso porque o assunto é de interesse público e não fala apenas de mobilidade, mas necessidade.

Não é de hoje que a mobilidade urbana, que se trata do transporte coletivo, como ônibus, em Teresina, tem ganhado destaque, e tem sido alvo de críticas, principalmente negativas. 

Os usuários do transporte coletivo é o que mais têm sido afetados, pois com atrasos constantes nos salários e cortes de benefícios como plano de saúde, motoristas e cobradores realizaram repetidas paralisações. Ao todo, foram 11 paralisações em 2021. Em acordo, a prefeitura aceitou realizar os repasses em atraso às empresas, mas os servidores relataram que os salários continuaram atrasados, e até hoje continua da mesma forma. 

O que ocorre muitas vezes, é o aumento na passagem para os usuários, a porcentagem muitas vezes é acima do normal. O valor cobrado hoje é de R$4,00, a inteira, e R$1,35 a meia. 

A estudante e estagiária Amanda Barroso Carvalho tem sido uma das prejudicadas pela precariedade do serviço: “Essa situação de paralisação me afeta muito, porque eu preciso do transporte público, porque muitas vezes não temos ônibus, e apesar de ter a opção de transporte privado, que são os aplicativos de carro, os valores aumentaram, o aumento na gasolina também foi o que ocasionou esse aumento”, relata Amanda. 

A gestão atual de Teresina tem recebido  muitas críticas, por muitas vezes questionada e ainda permanece sem uma resposta concreta. O que a população espera é um posicionamento e solução pra esse problema que tem afetado uma grande parte da população, principalmente da Capital, se resolva.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.