Mecanismos cerebrais X Vivência no mercado de trabalho

O conjunto de regras e procedimentos que visam os cuidados com a saúde do profissional através da ergonomia cognitiva

Por Nayara Fernandes

Digamos que você esteja dentro de uma realidade virtual pela qual controla suas ações utilizando apenas o teclado de um computador, de modo que as teclas que indicam as setas servirão para dar o equilíbrio, a barra de espaço para coordenação motora e a tecla return para comandos auditivos e visuais. Ao virar à esquerda pressione F1 e à direita F2. Para falar utilize F3, mastigar F4 e acionar expressões fáceis pressione F5. Agora imagine-se dirigindo e, repentinamente, um animal surge à frente do veículo. O que você faz? Aperta as teclas com as setas para dar equilíbrio e a barra de espaço para agilidade motora, simultaneamente, pressionando a tecla F3 para gritar? Quais seriam suas chances de desviar do animal sem perder o controle? Certamente a maioria das pessoas não chegam sequer à conclusão do raciocínio.

O CÉREBRO E A CODIFICAÇÃO DE ATIVIDADES

As funções cognitivas têm um papel fundamental na eficácia da interação pessoal e social do ser humano, à medida que influenciam diretamente em sua forma de pensar e agir. Nos dias de hoje é difícil pensar em bem-estar sem falar de ergonomia. Ela impacta não só a saúde física, mas também a saúde mental das pessoas. Compreendida como o conjunto de regras e procedimentos que visam os cuidados com a saúde do profissional, dentro e fora do seu ambiente de trabalho, pode ser definida entre outras áreas como ergonomia cognitiva.

O raciocínio e a tomada de decisão são os fundamentos inseridos no contexto dos processos mentais estudados pela ergonomia cognitiva. De forma que as doenças decorrentes do exercício profissional, sejam de ordem física ou emocional, têm apresentado aumento crescente e significativo na sociedade atual entre os diferentes segmentos laborativas. Em termos empregatícios conhecer a carga de trabalho e seus fatores determinantes, buscando identificar possíveis relações entre as condições de trabalho e o possível impacto para saúde dos trabalhadores é uma das principais atitudes que empregadores devem tomar.

Cabe ao ergonomista identificar os reais impactos da relação homem versus colaborador com as máquinas, ou seja, a capacidade humana de se adaptar ao mundo e suas necessidades mediante a utilização de recursos mentais. “Durante o processo de recrutamento e seleção que acontecem nas empresas, prezar pelo bem-estar físico e psíquico do empregado deve ser uma das principais preocupações do empregador”, afirma Joanna Mara Andrade, analista de Recursos Humanos.

É contratado que um dos maiores benefícios da ergonomia cognitiva é a diminuição do estresse e cansaço mental no trabalho, proporcionando um maior conforto, e aumentando a qualidade de vida do funcionário. “Um dos papéis do profissional de RH é realizar uma bateria de testes e avaliações psicológicas com o intuito de analisar aspectos da mente como atenção, inteligência, raciocínio lógico entre outros fatores”, conclui.

Imagem Google

O DESEMPENHO E O EQUILÍBRIO COGNITIVO

Para que uma equipe consiga desenvolver suas atividades com alto desempenho, é necessário que haja harmonia entre os aspectos físico, mental e relacional dentro da organização. A ergonomia cognitiva ajuda a manter o alto desempenho da equipe, proporcionando aos seus colaboradores saúde mental e equilíbrio. “O desempenho satisfatório no trabalho depende de uma conjunção de fatores, somos um sistema complexo”, esclarece o neurologista e coordenador clínico do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir), dr. Leonardo Halley.

Enquanto um diagnóstico popularmente debatido, embora pouco abordado em consultório, a medicina compreende que ações ergonômicas devem se pautar no diálogo entre o trabalhador e demais colaboradores. “As medidas específicas variam conforme as funções exigidas pela empresa de cada setor profissional, mas de forma geral proporcionar o bem estar no ambiente de trabalho, tanto empresa quanto funcionários devem fazer sua parte para isso acontecer de forma satisfatória”, ressalta.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.