Pesquisas genealógicas no Brasil têm aumento de 20% em relação a 2019

Incertezas sobre a sua origem incentivam brasileiros a buscar dados de seus antepassados

Por Joaquim Eduardo e William Araújo

A Genealogia é um estudo que pesquisa a origem e filiação das famílias, ganhou um grande número de adeptos nos últimos anos. Segundo a FamilySearch (organização sem fins lucrativos focada em registros genealógicos), o Brasil é um dos países que mais acessa a plataforma para localizar documentos e registros genealógicos. Em 2020, durante a pandemia, a procura por esses dados pesquisados por brasileiros aumentou 20% em relação a 2019.

Organizações genealógicas auxiliam leigos a criar a sua árvore familiar

Muitos brasileiros desconhecem a origem de sua ancestralidade, por desinteresse ou falta de acesso a documentos. Ela pode ser desvendada através de mapeamento genético, que indica cada percentual étnico da pessoa testada. O aumento da procura explodiu em 2021 – as empresas do ramo apontam crescimento de até 700% na demanda. Filhos adotivos e a população jovem são os principais consumidores desses testes.

De acordo com Thiago Inácio (24), estudante de Antropologia da UnB e membro da Academia de História dos Municípios Oriundos de Campo Maior-PI (AHMOCAMPI), ultimamente houve uma tendência de crescimento nas buscas por pesquisas genealógicas.

“Nós temos visto uma popularização de testes de ancestralidade e também de acessos a grupos sobre o tema e sites da área”.

Thiago afirma ainda que, de alguma forma, o interesse pela ancestralidade está atrelado ao debate sobre raça, que está em voga atualmente. Não só nos centros de irradiação cultural, entre os muros da academia, mas também no debate público, político e no dia a dia da população.

Testes de Ancestralidade

Uma das pessoas que buscaram por esse tipo de serviço foi Ossian Doralino (30), administrador, de Teresina-PI.

“O meu pontapé inicial foram os testes de ancestralidade através do DNA. Algumas empresas oferecem esse serviço, eu estava acompanhando há alguns anos e esperando que eles diminuíssem o preço, assim que ficou mais acessível eu tive a oportunidade de fazer”.


Ossian declara que por meio do teste é possível fazer conexões com pessoas que compartilham o mesmo DNA, o que estimula a pesquisa genealógica. “Houve também um grande impulsionador na área, o Family Search, uma plataforma internacional que mantém um acervo gigantesco e digitalizado de documentos civis e eclesiásticos do mundo inteiro, é possível pesquisar através de diversas formas. Meu maior interesse é montar minha árvore genealógica”, afirma.

Sites de acervo de documentos históricos proporcionam acesso gratuito aos usuários

Para Clayton Borges (21), técnico em Enfermagem, de Mogi Mirim – SP, que fez um teste de ancestralidade Genera, foi possível aprender diversas curiosidades, como as porcentagens de DNA presentes em seu sangue.

“Através do teste de ancestralidade, foi possível desmistificar várias coisas da minha vida, como comprovar que minha mãe é realmente filha do meu avô, através das porcentagens da região europeia e russa”.

Lagoa Alegre Memórias

Thiago Inácio, que também é criador do projeto Lagoa Alegre Memórias (acervo de memórias de Lagoa Alegre-PI) lembra ainda que a inserção de figuras da mídia, coisa que seria inimaginável há um tempo atrás, fortalece as buscas por pesquisas genealógicas. “Você já deve ter visto figuras como Maju Coutinho, que é um símbolo racial atualmente, fazendo propaganda de um desses testes”.

Segundo Thiago, descobrir quem foram nossos antepassados, de onde eles vieram e o que faziam também diz muito sobre quem nós somos. “Esse é um interesse que vislumbra a humanidade desde a mais tenra existência. Sempre que houve um homem racional, houve essa questão”, conclui o pesquisador.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.