Os desafios das mulheres na indústria musical

Em ambiente dominado por homens, mulheres lutam para conquistar espaço

Por Naiara Santos

Assim como em nossa sociedade, o cenário da música ainda é um ambiente machista. As mulheres são diariamente questionadas em relação às suas habilidades, comportamento, modo de vestir, e esses questionamentos estão em qualquer função que a mulher exerça na sociedade. O trabalho da mulher de certa forma sempre foi negligenciado, e na música a realidade é bem mais dura, pois  a figura da mulher ainda remete muito à sexualização. Geralmente a mesma tem que possuir um corpo perfeito, estar sempre impecável. Mesmo com tantos desafios, a mulher vem cada vez mais conquistando seu espaço e mostrando que pode ocupar as mesmas posições que os homens.

Bia Magalhães, vocalista da banda Bia e os Becks, conta que um dos motivos para a mulher não ter visibilidade no meio musical com certeza é o machismo.

“o machismo é estrutural e a nossa sociedade é voltada para o homem, para que o mesmo esteja em todas as  áreas de forma superior e em todos os lugares ele tem que ser o ponto principal em todas  as vertentes. E na música não deixa de ser diferente, numa sociedade patriarcal onde  o homem domina todas as áreas. E  nós como mulheres, dentro da música eu principalmente por ser mulher gorda, tento ver e subverter  essas  questões apesar de estruturalmente ser mais difícil pra gente. Nós mulheres temos muitas funções no nosso dia a dia temos menos oportunidades do que os homens e pelo simples fato de termos que cuidar do lar, dos filhos.  E ainda assim conquistar o nosso lugar no meio profissional”, disse.

Cantora Bia Magalhães durante um show da banda Bia e os becks – foto: José Ailson

A visibilidade e a luta pelo reconhecimento

O fato é que as mulheres sempre estiveram na música, porém a visibilidade e o reconhecimento nunca foram delas. Uma pesquisa feita pela revista rolling stone em com os 100 maiores artistas da música brasileira apenas 16 mulheres estavam na lista, mesmo com esses números a mulher vem ganhando espaço na indústria musical.

Uma pesquisa realizada por Thabata Arruda, para o jornal Correio Braziliensea a pesquisadora musical com foco em mercado e identidade musical, destaca o cenário do backstage e das produções musicais. A pesquisa apresenta uma enorme discrepância nos números de musicistas, produtoras fonográficas, comparadas ao número de homens nessas áreas. No mesmo levantamento Thabata destaca que já encontrou festivais de música que contavam com 0% de participação feminina tocando nos eventos. A mesma conta que para chegar a esses números foram analisados 76 eventos de diferentes tamanhos, estilos e programações e em todos a presença feminina era timida.

Gráfico que apresenta a participação de homens e mulheres nas produções musicais. Fonte: Correio Braziliense.

Para a produtora cultural, Clarissa Parente, as mulheres têm que provar o tempo inteiro que são capazes de executar e fazer bem feito o seu trabalho.

“Minha maior dificuldade é ser ouvida. Por muitas vezes preciso contar com a ajuda de outro homem para que a minha sugestão seja escutada, minha solicitação atendida ou um projeto ser realizado.  Nas raras vezes que não preciso ao final sou questionada se tive ajuda de alguém”.

A produtora cultural clarissa parente durante a live do fred taimo – foto: gustavo cipriano

Nos anos 2000 houve vários movimentos  para que a mulher ganhasse mais visibilidade, sem esses movimentos a mulher provavelmente não teria o espaço que vem conquistando hoje no mercado.

A musicista Leninha Alves destaca que a pressão que a mulher sofre diariamente é em relação aos padrões de beleza.

“Posso ser mulher, artista e não ter aparência de modelo. Ao longo da minha trajetória na música já sofri muitos preconceitos como toda mulher, temos hoje no mercado mulheres instrumentistas que sofrem ainda com a  resistência. Porém vejo que  nós mulheres já conquistamos um espaço maior na indústria musical, no entanto acredito que podemos ir bem mais longe e alcançar muito mais”, afirma a artista.

Cantora Leninha durante um show particular. foto: João Victor Alcântara
 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.