Mercado tecnológico: o maior gerador de empregos nos próximos anos

Com a necessidade de se modernizarem e manterem seu espaço no mercado, as empresas atualmente se veem obrigadas a atuarem no marketing virtual. Devido a isso, a taxa de empregos voltados na área da tecnologia sofreu um grande impacto, pela necessidade dos órgãos de se fazerem presentes e atuantes no promissor mercado online.

Segundo o guia salarial da Robert Half, a área da tecnologia é a que mais deve gerar empregos em 2021. Isso decorre da necessidade das empresas por profissionais atuantes na tecnologia, principalmente em virtude da necessidade do home office ocasionado pela pandemia da covid-19. Outro fator relevante para essa crescente é a possibilidade de crescimento da marca, que o mundo da internet oferece a qualquer empresa, independentemente da sua área de atuação e tipo administrativo.

Em pesquisa realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI), obteve-se a constatação de que 81% da população brasileira acima de 10 anos de idade é usuária de internet no Brasil em 2021. Realçando a necessidade das empresas de se fazerem presentes no mercado virtual e da necessidade de mão de obra qualificada para isso. 

O mestre em ciências da computação e fundador da Fábrica de Gênios, Arthur Veloso, relata que essa crescente demanda é ocasionada devido a um mercado com poucos profissionais atuantes na área. Como a tecnologia está em constante evolução e transformação, a tendência tende a permanecer cada vez mais ´´ As empresas não vivem mais sem alguma tecnologia, sem internet, sem um aplicativo, site, etc. Há poucos profissionais disponíveis porque a maioria já trabalha, quem não trabalha tem uma empresa e alguns trabalham em até mais que uma empresa“, comenta.

Arthur Veloso ainda chama atenção para as oportunidades que o mercado da tecnologia pode oferecer: ́ ́ Existe demanda não só em nível Teresina ou Piauí ou Brasil. Quanto maior a empresa, mais demanda ela vai precisar. Tenho ex-alunos que hoje trabalham em home office para empresas de São Paulo, do Canadá, dos Estados Unidos; e que ganham em dólar. E com a pandemia isso cresceu bastante e abriu várias portas“, relata o gestor.

Uma das maiores necessidades das empresas no mercado online é a criação do seu próprio site para a venda do seu produto, para a realização do marketing virtual e da sua interação com/para o cliente. Atualmente existem plataformas e sistemas como o Wix ou WordPress, que criam facilmente sites e/ou endereços na internet para qualquer usuário. Contudo, existem profissionais no mercado da tecnologia que são responsáveis pela criação, manutenção e desenvolvimento de sites e aplicativos. O próprio WordPress, que é o sistema onde o portal Luneta é hospedado, só funciona e executa esse serviço de uso global, devido ao trabalho de inúmeros profissionais da área da tecnologia e design. As principais funções desse ramo são programadores, desenvolvedores, web designers, analistas de tecnologia, dentre outros.

Os três principais profissionais da área da tecnologia que atuam na criação de um site do marco zero são o UX/UI Designer, o programador Front-End e o programador Back-End. Segundo o site Vagas, o salário médio no Brasil de um programador é de R$ 2770,00 e o de UX/UI Designer é de R$ 4530,00 em 2021.

O UI Designer e o UX Designer são ramificações diferentes do design, contudo podendo ser executadas pelo mesmo profissional. O designer Robson Sandes explica que na construção do design de um site, seu trabalho é dividido em cinco etapas, sendo três só na questão de planejamento e duas de teor prático: ´´A parte de planejamento começa com o briefing que é onde conheço o perfil do meu cliente, na pesquisa eu começo a pensar nos elementos visuais do site a partir dos gostos e quereres que meu cliente deseja aplicar, e na estruturação eu faço um fluxograma para determinar as etapas a serem seguidas. A partir daí se inicia a parte prática com a prototipação, em que se executa todo o trabalho em programas de design. E por fim o software, onde o arquivo é repassado para o programador denominado Front-End“ comenta o designer. 

A parte de programação de um site é dividido entre dois profissionais, o programador Front-End e o Back-End. O programador Back-End Tobias Rodrigues, define seu trabalho como o pilar de um site ´´ Eu faço o que não se vê na tela, eu construo um banco de dados que armazena e executa todas funções requeridas pelo usuário. Além disso, sou responsável pela segurança desses dados“ relata.

Tela de programação do Back-End

O programador Front-End Rikelmy Roberto, relata que sua função é voltada para a parte visível do site ´´Eu trabalho conjuntamente com o trabalho realizado pelo designer e pelo programador Back-end. No banco de dados criado pelo Back-End, eu insiro todos os elementos gráficos que o UX/UI Designer criou, colocando esses elementos em linguagem de programação para que o banco de dados os possa ler e executar. Faço isso dividindo a tela em colunas e inserindo cada elemento de uma vez“ afirma.

Tela de programação do Front-End

O trabalho desenvolvido na criação de um site do seu marco zero gira em torno da comunicação estabelecida entre o homem e a rede. Os profissionais da área da tecnologia desenvolvem essa comunicação através das linguagens de programação. Esses tipos de linguagens consistem em um grupo de códigos desenvolvidos para que os navegadores como Firefox, Chrome, dentre outros; executem o que é chamado de ´compilação`, ou seja, uma tradução desses códigos de programação para a linguagem binária, que é a linguagem usada por todos os computadores em âmbito global.

Meme ilustrativo fazendo uma analogia na função dos programadores Back e Front-End na criação de um site

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.