Leitura na infância – asas para a criatividade e imaginação

A importância da criança no universo literário

Por Adélia Machado

A infância é um período de descobertas, brincadeiras e principalmente de muitas aprendizagens. A leitura, por exemplo, é uma grande aliada para que as crianças caminhem com passos mais firmes e com autonomia.

Assim, a literatura introduzida logo na infância é transformadora e perceptível no comportamento, posicionamento e fala. Pois, ela tende a estimular várias áreas da criança, como a criatividade, o desenvolvimento cognitivo, a comunicação, empatia e a imaginação. Com isso, ela se torna de grande importância para os futuros adultos, sempre visualizando os benefícios individuais e nas ações do meio coletivo.

Conhecendo estes benefícios muitas são as crianças, incentivadas pelos responsáveis e ambiente educacional, que começaram a adentrar no universo da literatura. Por meio da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pelo Instituto Pró-Livro no último ano, é possível identificar que houve aumento no número de leitores de cinco a dez anos de idade. A pesquisa realizada em mais de 200 cidades brasileiras aponta o crescimento nessa faixa etária, que foi de 67% para 71%, um número expressivo e reflexo de responsáveis conscientes no ensino-aprendizagem dos pequenos.

Gráfico que apresenta o crescimento no número de leitores de 5 a 10 anos de idade no último ano.
Fonte: Instituto Pró-Livro

O universo literário x o tecnológico – o que dizem os educadores

Com a globalização, o acesso às mais variadas tecnologias tornou-se mais fácil, independentemente da idade. É comum cenas de pequenas crianças já tendo um grande domínio e familiaridade com as telas. Esse acesso apresenta benefícios, mas é importante vigiar o excesso e apresentar a criança para outros universos.

Segundo Leidiane Lima, educadora do Ensino Infantil, os pais devem estar sempre atentos às privações e riscos que o excesso do uso de telas acarreta na vida dos pequenos.

“O uso das telas de forma exacerbada, ultrapassando o limite de tempo previsto para cada idade, pode acarretar diversas dificuldades no desenvolvimento social, emocional e cognitivo das crianças. A família deve garantir um ambiente literário para que a criança sinta apreço pela leitura.  Os primeiros gestos e exemplos dos adultos, são grandes educadores. Uma atmosfera literária desenvolve na criança mais curiosidade, capacidade de reflexão e criticidade”, aponta.

Leidiane Lima, professora da Educação Infantil rodeada de clássicos da literatura infantil. Foto: Arquivo Pessoal

Dessa forma, é importante que os responsáveis abram as portas dos dois universos para os seus pequenos, mas sempre vigilantes em relação ao tempo voltado as telas. Assim como, construir uma base forte de espaço literário no ambiente familiar é de grande relevância para o bom desenvolvimento da criança.

Além disso, a educadora faz um alerta aos pais ou responsáveis que ainda não começaram a introduzir a leitura aos pequenos, de não perder tempo, pois a literatura abre portas para o mundo e é uma aliada para construir memórias afetivas. “Que os pais possam abraçar a importância desse alimento para os pequenos e futuros leitores de forma divertida, prazerosa e com sabor de quero mais”, alerta.

O Incentivo familiar

O incentivo e o exemplo da leitura devem começar no ambiente familiar, pois é o espaço ideal de apoio para uma criança em desenvolvimento em qualquer área. O estímulo pode partir do pai, da mãe, ou até mesmo da prima. Como é o caso do pequeno Nicolas Silva, que viu nascer o seu amor pela leitura por meio do exemplo da Bianca Santos, sua prima e administradora do perfil literário no Instagram: lendonegres.

Para Bianca, os livros são muito importantes para a construção da criatividade, por serem responsáveis em levar os leitores, em especial os pequenos, aos mais variados universos por meio da imaginação. Movida por esse conhecimento, ela tornou-se a maior incentivadora da leitura para o Nicolas.

Conhecendo na prática a mágica do incentivo e acompanhamento da leitura de uma criança, Bianca aponta sobre a importância de começar, para quem convive com este público e ainda não viu a necessidade do hábito no cotidiano infantil.

“Nunca é tarde para começar um novo hábito. A globalização está cada vez mais cedo inserida no nosso cotidiano, com as diversas obrigações escolares diárias. Contudo, reservar um momento para sentar ao lado de quem você está acompanhando o crescimento e ouvir suas imaginações a partir de algo leve, não tem preço”, explica a entrevistada.

Bianca Santos com livros escritos e protagonizados por pessoas negras. Foto reprodução: perfil do Instagram – lendonegres

Além disso, a relação das crianças com a leitura deve ser sempre considerada, pois, a experiência deve ser leve e marcante. Para Nicolas a sua curiosidade é o que mais lhe motiva a manter o hábito da leitura. Ao ser indagado sobre qual livro traz representatividade a ele e que trouxe grandes aprendizados, o pequeno leitor menciona a releitura de um clássico infantil. “O Pequeno Príncipe Preto, porque esse livro é muito interessante e traz muitas aventuras. E me ensina que não devemos julgar as pessoas por serem más, pois não sabemos o que elas podem fazer”, pontua.

Nicolas Silva ao lado de seus livros preferidos. Foto reprodução: perfil do Instagram – lendonegres

Levar a leitura da infância para a fase adulta

É importante sempre construir bases sólidas nas leituras das crianças, para que de fato, elas se tornem futuros leitores. Diferente do aumento do público infantil no universo literário, no último ano, o índice de adultos evadindo do hábito cresceu. Conforme a pesquisa do Instituto Pró-Livro a maior perda de leitores é registrada no público entre os 14 e os 24 anos.

Dessa maneira, o apoio a leitura dos mais diferentes gêneros deve ir além da infância, pelos benefícios trazidos pelo hábito. Para isso, a experiência criada para os pequenos deve ser saudável e não impositiva. Assim, o valor da leitura será perpassado para todas as idades e gerações.

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.