A importância do Exercício Físico na Pandemia

Atividades físicas auxiliando e modificando rotinas.

Por: Isadora Holanda

Praticar atividades físicas durante a pandemia acabou se tornando essencial para o bem estar físico e emocional da população. Afinal, atualmente, a sociedade vem enfrentando um sentimento comum: o medo, sobretudo da COVID-19, que em alguns casos pode ser fatal. Além de possuir variantes, esse vírus trouxe incertezas e condições assustadoras para o mundo. Isso fez com que esse inimigo oculto e de fácil transmissão ganhe cada vez mais força e espaço na rotina dos brasileiros. Sendo assim, em virtude desse momento, foi necessário reaprender hábitos tanto nas formas de trabalhar, como nas de socializar; modificando a maneira de viver da maioria de nós.

É aí que entra a saúde mental: precisamos saber como se encontra o estado emocional das pessoas; e a resposta não costuma ser muito satisfatória. Pois, conforme as normas e prevenções do COVID-19, a população acabou aderindo mudanças como: Home Office; (escritório em casa), uma opção para as pessoas trabalharem diretamente de suas casas sempre que for necessário, EAD (educação a distância), método que está sendo muito utilizado pelos estudantes, já que instituições de ensino público e privado não estão funcionando de modo totalmente presencial; e também o acesso restrito aos lazeres como shows, bares e restaurantes. Essa nova rotina está sendo considerada como um fator de estresse e gatilho para despertar ansiedade, tendo em vista que estamos cada dia  mais fragilizados. Assim o exercício físico acabou se tornando uma opção bastante visada, uma fuga ou melhor dizendo um refúgio, pra quem não está sabendo lidar e conviver nesse atual momento.

Além disso, ficou comprovado que a prática de atividades físicas melhora o sistema imunológico e ainda contribui para a proteção e o combate  as doenças crônicas. Um novo estudo americano publicado no British Journal of Sports Medicine, concluiu que pessoas sedentárias estão muito mais propensas a ter agravamentos da Covid-19, serem hospitalizadas e até morrerem do que pessoas fisicamente ativas. Ou seja, o exercício físico regular pode ajudar a proteger contra as formas mais graves da doença. Outro dado comprovado  foi no final do ano passado, um estudo conduzido por pesquisadores brasileiros  tinha apontado que a prática de atividades físicas pode reduzir em 34,3% a prevalência de hospitalizações por Covid-19, desde que essas atividades sejam feitas em intensidade suficiente.

As atividades físicas, sejam  elas: caminhadas ao ar livre, ou a frequência ativa nas academias (respeitando claro, os protocolos para malhação), como também acompanhamentos de aplicativos para treinos em casa, ou até mesmo entrando em uma alimentação mais equilibrada se tornou fundamental na contemporaneidade. Tudo em busca de um estilo de vida mais saudável e adequado diante da pandemia. Por essa razão trazemos depoimentos de duas pessoas que praticam atividades físicas durante a pandemia.

“ A atividade física fez muita diferença na minha rotina  e me ajudou a lidar melhor com a minha ansiedade. Pois tudo ficou mais complicado com a pandemia. Ciclos de amizade e família mexem muito comigo, pois atualmente moro sozinha, e praticar exercícios tem me ajudado bastante. Pratico sempre que posso, seja caminhadas ao ar livre( pelo bairro, ou praças) ou  dentro de casa no quintal acompanhado alguns treinos. Hoje encaro as atividade físicas como terapia, pois é onde eu vejo uma forma de descarregar todas as minhas frustrações e problemas mal resolvidos de um longo dia”, relata Gessica Sampaio, 23 anos e estudante de biblioteconomia.

Brenda Loyane, 22 anos e estudante de engenharia civil, também afirma que tenta conciliar suas atividades com as atividades físicas. “Com a pandemia eu tive mais tempo no meu dia, pois antes pelo fato de estar sempre se deslocando para faculdade e estágio ficava mais indisposta, para a prática de atividades  físicas. Entretanto com nova rotina, consegui a realização de exercícios, começando com os mais leves, como fazer caminhada e treino de cardio em casa. Isso  mudou muito meu bem estar, estou dormindo  melhor, acordo com mais energia e disposição pra levar o dia, e é uma forma de desopilar do estresse, e ainda pretendo voltar para a musculação acredito que agora  estou mais preparada.”

Comprovando os depoimentos, a psicóloga Alexsandra Sampaio ressalta “que de fato a pandemia trouxe como consequência, um desgaste para a saúde mental, tendo em vista que ela oferece ferramentas para manifestação de ansiedade e estresse,  além de evocar a presença de sentimentos negativos, como raiva e medo. Dessa forma o exercício físico que por vezes tinha a função mais voltada para a estética, na pandemia, ganhou uma nova importância pois, com a sua prática os indivíduos vivenciam bem-estar, relaxamento e tranquilidade, assim, melhorando sintomas de ansiedade e depressão, além de intensificar sentimentos positivos, elevar a autoestima, contribuir para um sono de qualidade e aperfeiçoar o  funcionamento do cérebro. Em suma é possível afirmar que a prática de exercícios físicos, mesmo que em casa, contribuem para a manutenção da saúde mental, então é de grande valia que reservemos um horário em nossa rotina para sua realização”.

Sendo assim saiba utilizar o seu tempo ao seu favor, busque espaços e procure ambientes ao ar livre para efetivar  suas atividades, invista na sua saúde física e mental, procurando recursos de qualidade. Em tempos difíceis como esse, é crucial cada individuo fazer sua parte e focar em você  no  seu bem estar é um ato de amor próprio e respeito com quem também se importa com você.  Portanto é necessário se cuidar e procurar  fazer movimentos de acordo com suas condições.

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